A musicoterapia, sem que nunca tivéssemos ouvido essa palavra anteriormente, já faz parte de nossas vidas a muito tempo. Desde os primórdios da humanidade, o ser humano desenvolveu esse "dom" de discernir os sons que lhe agradam, de sons que não têm sequer harmonia, soando-lhes como algo até ofensivo, dependendo de cada tipo de organismo interceptador desse som.
Vejamos um conceito mais técnico de musicoretapia
Musicoterapia é a utilização da música e/ou de seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia, por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender as necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.
A musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor qualidade de vida, através de prevenção, reabilitação ou tratamento. (World Federation of Music Therapy) Wikipedia
Cura-se, através da musicoterapia. Você já reparou que, quando se está cantando, estamos nos sentindo bem, mais motivados e alegres?! Porque não usar a música, o ritmo, a harmonia a nosso favor, quando estamos passando por momentos de grandes turbulências em nossos espíritos?!
Sim! Podemos, de fato, nos harmonizar com certos sons, certas harmonias que, de algum modo, já elencamos como nossas favoritas! Porque escolhemos determinado tipo (ritmo, harmonia, cantos, enfim, sons que compõem o conjunto de quesitos de nossas preferências? Porque cada pessoa tem um determinado "gosto musical"? Seria simplesmente acaso, ou há realmente alguma ciência atrás dos sons que tanto gostamos de ouvir, ou não?
Assista aos videos abaixo, são mais fatores que depõem a favor da musicoterapia. Interaja com a música já!