TERAPIA HOLÍSTICA: AROMOTERAPIA





O QUE É?


A aromaterapia é o uso dos óleos terapêuticos extraídos de árvores, moitas, flores e arbustos de todo o mundo, a fim de estimular a boa saúde, o equilíbrio e o bem-estar. Cada óleo tem as suas próprias características e funções.
Os óleos essenciais que são utilizados na aromaterapia são verdadeiramente holísticos no sentido de que podem exercer um poderoso efeito positivo sobre a mente, o corpo e o espírito.
As principais substâncias químicas com poder curativo existentes em muitos óleos essenciais têm sido mais recentemente extraídas para o uso da medicina alopática, mas são muitos os micro nutrientes que dão a cada óleo a sua qualidade essencial e o seu poder curativo.
Os óleos essenciais constituem energias naturais e, se for respeitado o poder da energia curativa concentrada com a qual se está a trabalhar, os óleos proporcionarão um grande prazer e contribuirão para superar muitos obstáculos e desafios da vida.


COMO ATUA?


Os óleos essenciais invadem no corpo de várias maneiras diferentes: são absorvidos pela pele, passando para o sistema circulatório, podem ser inalados, passando para a corrente sanguínea pelos pulmões ou fazendo com que os sinais sejam transmitidos pelo sistema nervoso diretamente para o sistema límbico do cérebro.
O sistema límbico do cérebro foi uma das primeiras partes do cérebro a ser desenvolvida em termos evolutivos. É onde se controlam os instintos, a memória e as funções vitais. É por isso que um aroma pode ser tão marcante e tão significativo.
Através dos seus perfumes, os óleos essenciais podem afetar o nosso estado emocional e em conjunto com outros princípios ativos podem atuar sobre o nosso estado fisiológico.

AROMATERAPIA NAS MASSAGENS


A combinação de aromaterapia com a massagem dá lugar a uma forma ideal de tratamento, uma vez que trabalha o corpo e a mente. Uma massagem holística leva em consideração as necessidades individuais da pessoa que recebe a massagem. Os óleos essenciais, combinados com um óleo veicular, proporcionam uma massagem extremamente benéfica para a saúde e uma sensação relaxante e agradável.
Qualquer pessoa pode dominar a habilidade de fazer uma massagem e todos podem beneficiar com ela. A massagem melhora a circulação, ajuda a digestão, estimula a respiração e, pelo seu efeito no sistema linfático, acelera a eliminação de excreções do organismo, contribuindo para melhorar o sistema imunitário.

BENEFÍCIOS

Um dos muitos usos dos óleos essenciais é aliviar os vários sintomas da tensão crônica, que vão da insônia à enxaqueca, no entanto não são os únicos problemas que a aromaterapia pode tratar.
A magia dos óleos é que eles podem afetar a pessoa como um todo: os seus sintomas físicos, a sua atitude e o seu estado de espírito.
Então, os óleos essenciais são capazes de:
·  Eliminar sentimentos negativos (raiva, medo, tristeza, etc.);
·  Ajudar na expressão de sentimentos;
·  Trabalhar a auto-estima;
·  Melhorar o humor;
·  Estimular a descontração;
·  Aliviar o stress:
·  Diminuir a depressão;

CONTRA-INDICAÇÕES

A massagem em conjunto com aromaterapia não deve ser utilizada em caso de:
·         Tensão alta, problemas cardíacos, doenças contagiosas, febre;
·         Infecção de pele, inflamação aguda ou contusão séria;
·         Qualquer problema de inflamação no sistema circulatório;
·         Trombose;
·         Dor aguda nas costas;
·         Áreas com varizes;
·         Diabetes, epilepsia;
·         Gravidez até aos quatro meses (após os quatro meses, pode ser bastante benéfica).
·         Doses elevadas, pois muitos óleos essenciais podem tornar-se irritantes para a pele, e alguns deles são bastante tóxicos quando usados não corretamente;
·         É importante nunca usar durante muito tempo um determinado óleo, que deste modo, se tornaria tolerado, logo menos eficaz;
·         Não se deve inalar nem misturar demasiados óleos de uma só vez; o centro olfactivo do cérebro fica confundido, e um excesso de essências pode provocar dores de cabeça ou mesmo náuseas.


como fazer